Será que dá pra fazer um treino em casa da dieta ortomolecular? Nessa quarentena, todo mundo começou a se preocupar em como manter o peso mesmo preso em casa. Com academias, clínicas e outros serviços fechados, será que é possível começar a ortomolecular em casa?
Bom, nós já falamos que a ortomolecular, para funcionar, depende muito da figura do seu médico. Contudo podemos pegar alguns pontos principais dela para você montar um treino em casa da ortomolecular e estar preparada quando o isolamento for suspenso.
Antes de tudo, saiba que ainda há clínicas fornecendo atendimentos remotos. Não é o mesmo que uma consulta, mas pode te dar um direcionamento melhor se você optar por eles. Além disso, esse treino em casa da ortomolecular não te livra de ir a um médico e fazer exames quando for possível, para realmente ter um efeito desejado.
Esse treino em casa da ortomolecular se baseia em seis pontos principais de atenção que você pode aplicar sozinha. Você poderá ver alguns resultados, mas pense que o foco é só não perder o embalo para realmente embarcar nessa com tudo na hora certa!
1 – Seu treino em casa começa na cama!
A primeira coisa a arrumar é o seu sono. Durante a quarentena, é bem tentador aproveitar o tempo extra em casa e dar aquela “quebradinha” na rotina e dormir um pouco mais ou um pouco menos.
Contudo, isso pode ser prejudicial no seu emagrecimento. O sono é um fator essencial para o equilíbrio hormonal e, se desregulado, pode influenciar negativamente no seu processo. Lembre que um bom sono não se baseia em quantidade, mas em qualidade.
Algumas dicas são evite bebidas com cafeína ou alimentação pesada pelo menos 3h antes de dormir. Procure dormir e acordar em horários fixos e transforme seu quarto num ambiente relaxante. Dessa forma, recorra a aromas suaves, durma na completa escuridão e use roupas confortáveis (ou até roupa nenhuma, se preferir).
2 – Estabeleça uma rotina
Ficar tanto tempo em casa parece que tira a necessidade de ter uma rotina. Afinal, dá pra fazer mais ou menos coisas em horários diferentes e a tentação de “deixar rolar” é forte.
Contudo, seu recurso mais importante nessa jornada é o seu tempo! Programe o seu dia ao máximo para criar mais espaçono que precisa para fazer seu treino em casa sem ficar estressada ou com pressa.
Parece bobagem, mas se você deseja ter esse controle sobre o seu peso, um bom ponto de partida é ter um bom controle do seu tempo. Dessa forma, estabeleça horários fixos para fazer suas tarefas mais recorrentes e fique focada em seguir esse cronograma.
3 – Seu treino em casa não é nada sem alimentação
Esse é realmente seu maior desafio. Ao ficar em casa e ter acesso limitado a itens mais frescos e ter que improvisar o cardápio pode ser prejudicial quando se quer manter uma dieta balanceada.
Mas não deixe isso te desmotivar e use o seu planejamento ao seu favor. Dessa forma, monte cardápios semanais para otimizar sua ida ao supermercado, consulte quanto duram os itens mais frescos como frutas, verduras, legumes e carne e vá pronta para as compras. Ainda, invista em itens congelados, mas com baixos teores de sódio e conservantes (como brócolis, couve-flor, ervilhas frescas, polpa de frutas…).
Em casa, seja criativa, pois seu treino em casa vai ser bem útil quando a quarentena for suspensa. Dessa forma, use o tempo extra para inovar receitas, pesquisar novos ingredientes e até montar sua própria horta em casa. Não precisa ser nada complexo, use seu espaço e tempo para fazer uma hortinha de temperos para se manter engajada e ativa na sua dieta.
4 – Exercícios: Dá pra montar um treino em casa?
Esse parece ser o maior inimigo quando se está trancada em casa. Quando cada saída exige um cuidado extremo para proteger a nós e nossos familiares, como fazemos para montar treinamentos eficientes em apartamentos ou espaços curtos?
Contudo, a solução está (literalmente) na palma da sua mão! Várias academias estão liberando treinos e aplicativos gratuitos para manter seus alunos engajados e te motivar a começar seu hábito em casa. É só fazer uma pesquisa para encontrar algo que você goste!
Após selecionar o seu treino, o segundo passo é se comprometer. Dessa forma, comece com 30min por dia, no horário que você se sentir mais confortável, mas mantenha esse compromisso.
Opte por exercícios simples, como posições iniciais de ioga, pular corda ou programas leves. Nada de pegar pesos pesados, exercícios ou posições complicadas. Você está sem acompanhamento, pode se machucar e ter que ir a um hospital no pior momento possível.
A medida que você sentir mais confortável, aumente seu tempo, inclua pesos LEVES (como um saco de feijão em cada mão, dependendo do exercício) e procure novas modalidades.
Acima de tudo, mantenha-se engajada, torne a prática divertida e se não tiver um quintal ou jardim protegido para curtir o sol, abra a janela (e deixe que os vizinhos saibam como você é fitness!)
5 – Motivação: seu treino em casa depende de você!
Esse é um obstáculo inesperado. Ir a academia com amigos ou juntar o pessoal do trabalho para ir comer algo mais light ajuda e ajuda muito na jornada de perda de peso. Mas como se manter motivada em seu treino em casa sozinha?
É a hora de usar a tecnologia para isso! Dessa forma, faça um diário do seus esforços, use uma calculadora de calorias para estimar quanto que você está conseguindo perder por dia (mas não fique presa a isso).
Faça planos pra quando a quarentena for suspensa (como participar de uma corrida) e recorra as amigas pelo Whats ou Skype para fazer sessões de exercício juntas ou trocar experiências. Nós vivemos numa época em que distância não significa mais solidão!
[wpforms id=”106″ title=”false” description=”false”]