Relação entre Depressão e Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente que possui diversos benefícios, entre eles, o fortalecimento dos ossos e dentes, prevenção de diabetes (para quem ainda não possui a doença), diminuição do risco de aparecimento de doenças de pele, fortalecimento de músculos, entre outros.

Nos últimos tempos têm se falado muito dessa poderosa vitamina. Tudo porquê, pesquisas realizadas reforçam a relação entre sua ausência no organismo e o aumento de casos de depressão (doença que tem aumentado significativamente nos últimos anos). Há séculos já se dizia que a vitamina D era a vitamina do bom humor, isto porquê sua exposição solar melhora o humor das pessoas. E, com a pandemia, muitas pessoas ficam trancadas dentro de casa, e acabam esquecendo de se expor ao sol
adequadamente e suficientemente.

4666

A Vitamina D não só ajuda na prevenção da depressão, como no tratamento dessa doença. Por isso, quando o indivíduo apresenta um quadro depressivo, é muito importante realizar exames para descobrir a taxa de Vitamina D no organismo. Essa taxa precisa estar em torno de 30 e 100 ng/mL, sendo a faixa ideal de 40 a 60 ng/mL.
Quando o organismo não produz Vitamina D o suficiente, entra-se com o suplementação e dieta a base dela, aliados a exposição solar.

Quais alimentos ajudam a aumentar a taxa de Vitamina D no organismo?

Ainda que seja muito difícil alcançar os níveis adequados de Vitamina D no organismo somente com alimentação ( Por exemplo, para se alcançar a taxa diária de Vitamina D, teríamos que consumir 400 gramas de salmão), separamos alguns alimentos que podem ajudar a aumentar este nutriente, sendo eles:

vitamina D
  • Bife de fígado
  • Salmão
  • Gema de ovo
  • Atum
  • Sardinha
  • Leite fortificado

Aconselha-se o acompanhamento de um médico nutricionista e a realização periódica de exames para detectar a taxa de vitamina D. Principalmente para aqueles que têm doenças crônicas, idosos e
crianças.