Você sabia que comer ovos traz diversos benefícios à saúde?! Pois é, juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Destacamos alguns:
- Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
- Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
- Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
- Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
- Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;
- Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
- Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo.
Vilão ou aliado?
Considerado, no passado, um vilão para a saúde, por causa da associação com o aumento dos níveis de colesterol e problemas cardiovasculares, hoje tem suas propriedades reconhecidas.
Além de ser um alimento versátil e de fácil preparo, o ovo contém inúmeros benefícios, auxilia, no aumento da massa muscular e, por conter antioxidantes, como vitaminas, selênio e zinco, retarda o envelhecimento, melhora o sistema imune e auxilia na prevenção de doenças.
Variedade
O ovo está presente em grande parte fundamental em diversas preparações, como bolos, pães e massas, além de desempenhar diferentes papéis, como acrescentar valor nutricional, dar leveza (aeração) às preparações, emulsionar e outras as receitas.
Os veganos podem substituir por outros alimentos com o perfil nutricional semelhante, a exemplo de tofu, farinha de linhaça, grão-de-bico, feijões, milho, ervilha, quinoa, soja, lentilha, amaranto e cogumelos.
Como consumir
- Cozido: forma mais saudável, pois nenhuma gordura é adicionada, além de conter poucas calorias e ser prático de preparar. O ovo deve ser muito bem cozido para não haver possibilidade do risco de contaminação pela salmonela.
- Mexido: fácil de fazer, em vez de manteiga ou azeite no preparo, use um pouco de água e uma frigideira antiaderente para não grudar. Outra ótima opção é utilizar óleo de coco, que não perde as propriedades naturais em altas temperaturas.
- Frito: até pode ser consumida dessa forma, mas devemos lembrar que as calorias aumentam devido à presença da gordura utilizada, como manteiga, azeite ou óleo. É bom lembrar que os óleos vegetais em alta temperatura transformam-se em gordura trans, muito prejudicial à saúde.
Quer saber mais dicas e outros alimentos que auxiliam na sua alimentação de forma mais saudável? Fique ligado nas nossas redes sociais e/ou entre em contato conosco!