Nutricionista ortomolecular: Seria essa a pessoa certa?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Você já deve ter ouvido sobre a figura do nutricionista ortomolecular. Mas será que existe alguma diferença no tratamento que ele e o médico ortomolecular passam? Será que ele me garante os mesmos resultados? São muitas dúvidas que vamos esclarecer agora!

Na verdade, um nutricionista ortomolecular é tão competente quanto um médico, mas existem algumas diferenças que são essenciais no seu tratamento que talvez ele não consiga te atender. Assim, vamos descobrir quando um médico ortomolecular é preferível a um nutricionista ortomolecular.

1 – Um nutricionista ortomolecular não é um médico.

Em primeiro lugar, esse ponto é fundamental. A terapia ortomolecular não é uma especialização médica. Contudo, quando ela é praticada por médicos, você tem um reforço na maneira como o tratamento irá afetar a sua saúde.

Um nutricionista ortomolecular precisará de um apoio nessa área para entender como seu corpo foi afetado pelos radicais livres e está afetando a sua saúde. Por isso, é preferível que você, nessa primeira etapa, seja atendido por alguém que possa combinar essas duas frentes. Assim, você tem uma garantia extra em melhores resultados no seu corpo e na sua saúde.

2 – Você está sendo atendida em um consultório?

Se algum nutricionista ortomolecular se propuser a te atender em algum outro lugar que não seja um consultório, desconfie. Esse é um requisito necessário para garantir que ele tenha toda a estrutura necessária para determinar como está a sua saúde.

Um médico ortomolecular sempre te atenderá em um consultório. Assim, ele tem tudo o que é preciso para você conhecer outros casos de sucesso, receber imediatamente as guias para realizar exames e todo o necessário para garantir a confiabilidade do seu tratamento.

3 – Um nutricionista ortomolecular não extraí todo o necessário dos seus exames.

Você pode ter estranhado eu mencionar “exames” no parágrafo anterior. Sim, um médico só pode te conhecer realmente por exames, entendendo como está o seu corpo hoje e como ele precisa agir para chegar junto com você no seu objetivo.

Um nutricionista ortomolecular está preparado para passar e verificar exames, mas pela profissão, ele só pode ir até certo ponto. Um médico ortomolecular pode verificar diferentes pontos e pedir exames mais complexos. Dessa forma, ele pode adptar seu tratamento, combinando-o com seus hábitos e o funcionamento do seu corpo para garantir sua saúde.

4 – Ele disse que tem especialização em “ortomolecular”? Fuja!

Como dissemos anteriormente, não existe uma especialização em nutrição ou medicina ortomolecular, apenas estudos e preparo que direcionam a prática para essa direção. Dessa forma, não pense que um nutricionista ortomolecular é alguém tem mais foco nessa área do que um médico teria.

Sim, um médico pode se preparar em nutrição ortomolecular, replicando os preceitos criados por Linus Pauling em 1968, modificando seus hábitos. Contudo, isso apenas adiciona em toda a preparação que ele já possui como médico, o que amplia o seu alcance e entendimento do seu corpo. A ortomolecular apenas não é uma especialização como a ortopedia é, por exemplo.

5 – Um médico pode entender melhor suas reações do que um nutricionista ortomolecular.

Um nutricionista ortomolecular tem um preparo específico com relação a sua prática. Portanto, ele só deve ir até certo ponto com relação ao seu organismo e como a mudança dos hábitos e os impactos físicos e emocionais está afetando o seu processo.

Como dissemos anteriormente, a ortomolecular é um processo muito particular e cada corpo reage de uma forma. A idade e outros problemas de saúde podem afetar seu tratamento e precisar de uma atenção extra, no qual um médico esta mais preparado para lidar e amenizar qualquer efeito negativo, sem comprometer o seu objetivo.

6 – Saiu do consultório sem apoio? Não dê sorte para o azar!

Geralmente, os nutricionistas trabalham com uma estrutura mais enxuta, com consultas em de tempos e tempos e um contato para emergências. Contudo, você sabe como o emagrecimento é uma tarefa difícil e solitária, por isso, alguns consultórios já estão trabalhando com outros modelos para te ajudar nesse ponto.

Os melhores profissionais ortomoleculares hoje em dia tem uma equipe preparada para prestar a assistência que você precisa no seu processo. Seja para dúvidas, incertezas ou aquela motivaçãozinha no final de semana, você terá um apoio especializado e monitorado pelo seu médico, o que aumenta suas chances de conquistar seu objetivo.

7 – Remédios milagrosos? Isso não existe!

Se você ouviu que um certo nutricionista ortomolecular pode passar um remédio que faz milagres…fuja! Um nutricionista pode passar apenas suplementos e outros remédios menos restritos e, acima disso, a ortomolecular não se baseia em remédios para trazer resultados.

Qualquer tratamento confiável na ortomolecular começa na mudança de hábitos e da alimentação.

Remédios podem ser prescritos para condições pré-existentes que estejam afetando seu tratamento, mas apenas um médico pode determinar isso e prescrevê-los. Qualquer outro profissional que fizer esse procedimento, sem o auxílio médico, pode prejudicar seriamente sua saúde.

Como deu pra ver, um nutricionista ortomolecular é um profissional tão competente quanto um médico, mas ele tem um alcance e preparo restrito que pode ser fundamental no seu tratamento. Acima de tudo, a ortomolecular é mais que um meio para emagrecer, é um método que revoluciona tanto no seu corpo como na sua saúde.

Se quiser, manda uma mensagem para que eu possa te explicar mais sobre como fazemos o nosso trabalho!

Mais posts

Abir chat