Meditação para emagrecer – 5 verdades sobre a prática

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

O uso da meditação para emagrecer pode parecer contraditório. Como uma prática que parece ser tão passiva pode ajudar na perda de peso? Contudo, é o que diversos estudos, em instituições famosas como Harvard e o American Journal of Health tem apontado.

Os benefícios da prática, principalmente aliados a reeducação alimentar e prática de exercícios, tem feito da prática uma ferramenta poderosa na perda de peso. Vamos conferir 5 verdades sobre o uso da meditação para emagrecer.

1 – A meditação diminui naturalmente o seu estresse.

Você já deve saber que o estresse é um dos piores inimigos no emagrecimento. Isso se deve porque um dos principais hormônios liberados por ele é o cortisol. Ele, além de favorecer o ganho abdominal de gordura, é muitas vezes cria uma sensação de fome pelo corpo.

Então se você é uma daquelas pessoas que corre para o mercadinho toda vez que passa estresse no trabalho, meditar pode ser o “empurrãozinho” que você estava precisando.

2 – A prática da meditação regula outros hormônios

Além do cortisol, relacionado diretamente ao estresse, existem outros hormônios que podem ser emocionalmente desregulados que podem ser controlados com a meditação. Alguns deles são os produzidos no hipotálamo, na hipófise, na adrenal e no pâncreas.

Isso mesmo! A meditação além de ajudar no controle da insulina, pode reduzir efeitos negativos causados por outros hormônios, causados à longo prazo, que além de atrapalhar seu emagrecimento, podem prejudicar silenciosamente a sua saúde.

ansiedade

3 – Controlar sua ansiedade é controlar seu apetite

A prática da meditação muitas vezes é confundida como um “estado sublime”, onde você “não pensa em nada”. Contudo, essa é uma impressão errada da prática. Na verdade, a meditação procura focar a sua atenção. E esse é um recurso poderoso contra a ansiedade.

Muitas pessoas tem uma resposta natural à ansiedade recorrendo a comida, principalmente, comidas “reconfortantes”, como doces ou fast food. Ao trazer sua atenção ao momento presente, como por exemplo, focando em sua respiração, você deixa de depender e você passa a ter um relacionamento saudável com essas guloseimas.

4 – O uso da meditação para emagrecer cria foco para outras práticas

Recorrer à prática da meditação para emagrecer é um ótimo primeiro passo se você detesta exercícios. Por meio dela, você pode começar a experimentar práticas onde sua atenção é essencial, como yoga, corrida, pilates e até mesmo na academia.

Grande parte das pessoas que se frustram na academia é porque elas praticam o exercício de forma equivocada, com pressa, não prestando atenção ao movimento correto. Com o treino meditativo, você desenvolve uma nova visão e mentalidade para o treinamento que escolher.

5 – Cria uma nova relação com hábito de comer.

Finalmente, a prática da atenção focada cria um novo relacionamento com a comida. Grande parte das comidas que são atrativas para nós são repletas de substâncias que ressaltam o sabor da comida. Entre essas substâncias estão o sódio, o açúcar e as gorduras em excesso.

Isso se deve muitas vezes à pressa para comer e com esse costume, é fácil “perder a mão”. A meditação possibilita a criação de uma nova relação com a comida: você poderá apreciar sua cor, textura, aroma e sabor, experimentar temperos e novos alimentos. É o primeiro passo para uma reeducação sem frustração.

E então? Que tal tentar começar hoje mesmo? Não precisa ser nada demais! Baixe o nosso e-book e confira uma prática ideal para você começar hoje mesmo, com 10 minutinhos do seu dia!

Mais posts

Abir chat