O que é medicina ortomolecular?
A medicina ortomolecular é uma modalidade de atuação que se utiliza da alimentação e suplementação de vitaminas para equilibrar a quantidade de moléculas presentes no nosso corpo — química e fisicamente falando.
São moléculas biológicas — como as enzimas, as proteínas, os ácidos graxos, as vitaminas e muitas outras — que fazem parte do nosso organismo. Elas dão origem a uma série de radicais livres durante o processo normal de queima do oxigênio para geração de energia, ao reagirem com outras substâncias, causando danos às células sadias.
Além disso, fatores externos também contribuem para o aumento dos níveis de radicais livres no nosso organismo, incluindo a poluição, os raios ultravioletas, o consumo de álcool, cigarro e frituras. O estresse também é um fator importante na produção de radicais livres.
Medicina ortomolecular para emagrecer
O emagrecimento é uma consequência da medicina ortomolecular, pois o paciente adquire novos hábitos alimentares. São inseridos na dieta para reposição de vitaminas:
- carboidratos integrais;
- frutas;
- verduras;
- legumes.
Além disso, para complementar a dieta, a medicina ortomolecular lança mão de suplementos de vitaminas, de aminoácidos e sais minerais que podem ajudar muito no tratamento.
Para que a medicina ortomolecular funcione de fato, é preciso manter uma dieta rica em triptofanos, magnésio, ferro, folato, vitaminas do complexo B e a vitamina C.
Medicina ortomolecular para depressão
Provavelmente já ouviu falar sobre depressão ou conhece alguém que passa por isso. É uma doença psicossomática que pode ser causada por vários fatores diferentes. Em muitos casos, ela também é um efeito colateral de outras medicações.
A medicina ortomolecular pode ser um dos melhores tratamentos para depressão, substituindo com sucesso alguns remédios antidepressivos. Com a mudança na dieta do paciente, a reposição de vitaminas e a complementação com o uso de triptofanos, magnésio, ferro e o complexo B, podem trazer o sentimento de bem-estar do paciente devolvendo-lhe a qualidade de vida.
Medicina ortomolecular: benefícios
A medicina ortomolecular tem inúmeros benefícios para os pacientes que decidem levar a vida com base nesse tipo de terapia. Veja alguns exemplos de doenças que podem ser tratadas e evitadas com a medicina ortomolecular:
- ansiedade;
- depressão;
- infertilidade;
- candidíase;
- artrite;
- pressão alta;
- asma;
- problemas no sistema digestório.
Conclusão
Independente da idade e de fatores genéticos, a Medicina Ortomolecular pode ser indicada para todas as idades, quanto antes conseguir iniciar, melhor são os fatores de prevenção!