Desde o início do século XX, sempre existiu a necessidade de emagrecer, mas emagrecer urgente. Quando as curvinhas foram perdendo espaço para o corpinho esbelto, não faltaram receitas para chegar até lá. Contudo, será que alguma delas realmente tinha “o segredo”?
Hoje eu vou te levar numa viagem no tempo pelo emagrecimento. Vamos conhecer algumas das maiores dietas desses últimos 50 anos e descobrir seus lados bons…e ruins. Preparada?
Vigilantes do Peso: Emagrecer urgente na base dos pontinhos!
Nos anos 60, surgiu um grupo além dos Beatles que deixou as mulheres super fãs! Os Vigilantes do Peso (Weight Watchers) é um programa baseado em uma certa quantidade de pontos que você precisa consumir na forma de alimentos diariamente. Ele fez muito sucesso no Brasil nas décadas de 80 e 90.
Por um lado, não existem restrições de alimentos e ele foi desenvolvido com base em estudos sobre nutrição e saúde. Contudo, ele é um sistema que não considera as características exclusivas sobre seu corpo e pode ser restritivo demais para algumas pessoas.
Quem diria que a solução para emagrecer urgente seriam milk shakes?
Se você lembra daqueles comerciais nos anos 90 ou já trocou o almoço por um shake, sabia que eles surgiram há mais de 40 anos atrás? Além de te deixarem satisfeita, os shakes são preenchem sua necessidade de nutrientes básicos no lugar de uma refeição normal.
Entretanto, eles também são uma solução um pouco restrita: em primeiro lugar, é recomendável trocar apenas uma refeição ao dia por ele. Além disso, o programa está atrelado a reeducação alimentar e exercícios, que funcionam muito bem sem o shake. Ainda por cima, existem marcas que podem causar sérios danos a sua saúde sem o acompanhamento médico.
Dieta de Beverly Hills ou o primeiro “adeus aos carboidratos”!
Essa dieta virou best-seller na década de 80! Baseado nas experiências de uma clínica de estética, a dieta de Beverly Hills era focada em ciclos nos quais as frutas eram dominantes e carboidratos, proteínas e gorduras eram drasticamente cortadas.
Nem precisa dizer que os médicos cairam em cima dela, né? Além de não ter sido baseada em nenhum estudo médico ou nutricional, alguns ciclos eram tão restritivos que especialistas apontaram em até risco de morte por quedas súbitas na pressão! Dessa forma, um novo modelo foi criado nos anos 2000, mas ele ainda é muito restrito em alguns pontos.
Emagrecer urgente cortando a gordura? Seria óbvio…ou não?
Foi no meio das descobertas sobre os efeitos do colesterol e triglicérides em nosso corpo que essa dieta surgiu. Focada numa quantidade restrita de gordura por dia e apoiada no boom de produtos light e diet, a promessa era chegar no seu corpo dos sonhos definitivamente.
Contudo, achar que gorduras são “vilãs” é um erro. Essa dieta é mais efetiva quando feita por médicos para pacientes, quando existe a necessidade real de cortar certas gorduras. Assim, para boa parte das pessoas, os resultados podem desapontar e até prejudicar a saúde.
Dr. Atkins e a Dieta Paleo ou como (re)aprender a comer.
Os anos 2000 tiveram um surto de dietas mágicas baseadas em estudos científicos. Um exemplo é a dieta do Dr. Atkins, focada na restrição dos carboidratos e aumento de gorduras e proteínas, o que levaria o corpo a consumir os quilinhos extras para compensar.
Outro exemplo é a dieta paleo que fazia você voltar no tempo pré-histórico! A regra era comer como um homem das cavernas, ou seja, apenas o que você poderia caçar (carnes) e colher (frutas e sementes) naqueles tempos. Dessa forma, qualquer comida levemente moderna deveria ser banida do cardápio, incluindo até mesmo alguns legumes e cereais.
O problema novamente é a restrição desnecessária de nutrientes. Os carboidratos ajudam no ganho de peso, mas não são tão ruins e apenas especialistas podem dizer a quantidade segura de consumo. Essas dietas, quando levadas sozinho, são receita para frustração e fracasso.
Quer emagrecer urgente? Faça do SEU jeito.
Chegamos no tempo presente e as lições aprendidas é que para emagrecer urgente, você precisa fazer um processo para você! Nossos organismos possuem necessidades, hábitos diferentes e funcionamentos diferentes. Dessa forma, você precisa encontrar a sua forma de emagrecer e a única pessoa que te ajudar nisso é um médico.
Ele tem acesso a tudo o que é necessário para conhecer nosso corpo e entender como reagimos durante o processo. Assim você garante o seu adeus aos quilinhos extras com um tremendo sorriso no rosto, sem fazer nenhuma loucura ou tratamento radical.
E aí? Se esse conteúdo fizer sucesso, podemos transformar num e-book com muitas outras dietas e dicas para te mostrar evolução das dietas pela história.
Quer ser um dos primeiros a receber? Deixe seu e-mail nos comentários que entraremos em contato!