1) Como emagrecer após as festas de fim de ano? Quais medidas podemos tomar?
Dr. Renato: Verdade seja dita ninguém acerta a dieta no final do ano. Uma boa dica para se livrar dos quilos extras, é beber muita água, fazer atividade aeróbica e hipertrófica, retirar os alimentos industrializados, evitar o sal e açúcar, e descansar a mente (bom sono e ação antiestresse). O Dr Renato Furtado da especialista em biotecnologia e ortomolecular explica que além destas medidas que todos sabemos, fazer exames para identificar desequilíbrios moleculares e corrigi-los com suplementos ou alimentos de forma específica pode potencializar rapidamente este resultado.
2) Existe alguma formula mágica para detox?
Dr. Renato: Temos sempre que atentar para o que a intoxicação trás de prejuízo para o corpo, além de tirar a energia e facilitar cansaço, fadiga, indisposição e sonolência, também pode causar o envelhecimento precoce (cabelos branco, rugas, perda de colágeno, e outros), e até mesmo doenças (câncer, alergias e inflamações). A ação de desintoxicar é naturalmente exercida pelo corpo, mas pode ser potencializada por proteínas e vitaminas, onde para cada tipo e intensidade de “detox” há um agente específico que podemos buscar nós alimentos e/ou suplementos.
3) Em tempos de quarentena, existe algum chá ou alimentos naturais que diminuem a ansiedade e/ou depressão?
Dr. Renato: Pela ação “detox” e pela reposição adequada de nutrientes que completam o eixo das sinapses nervosas podemos usar alimentos como Castanha do pará, sementes de abóbora, camomila, peixes ricos em gordura, ovos, chá verde, chocolate 70%, cúrcuma e iogurtes são ricos nestas substâncias que elevam o DHEA, EPA, Magnésio, vitamina D, omega, vitamina E, zinco e tanina que atua na dopamina e serotonina.
4) Diminuir o carboidrato durante a noite pode ajudar no emagrecimento?
Dr. Renato: Os carboidratos devem ajudar na oferta de energia para o organismo, mas dependem muito da ação do fígado em metabolizar e gerar a condição ideal para o fornecimento desta energia. Por influência de hormônios que agem mais até o final da tarde, e mudam a partir da noite, como o cortisol, consumir carboidratos a noite não é bom para eliminar peso.
5) Como evitar aquele famoso “docinho” e/ou “assalto na geladeira” durante a noite?
Dr. Renato: Muitos estudo mostram que a vontade por doce decorre do aumento da ansiedade e da sensação de recompensa. Fazer um controle de auto observação com consumo de alimentos ricos em cromo e magnésio, como vitamina de banana sem açúcar, frutas secas, tâmara, mel, chocolates com 70% de cacau, alfarrobas, nozes, verduras verdes escuras, arroz, pães integrais e semente de abóbora, ajudam a controlar a saciedade noturna, e a vontade pelo doce.