Você já deve ter escutado que tomar ômega 3 faz bem para saúde. Mas você sabe o que é ômega 3 e quais são seus tipos e benefícios?
Os benefícios do ômega 3 são retratados por milhões de pessoas ao redor do mundo e com mais de 30 mil estudos científicos ao longo dos últimos 35 anos.
Sua história e como chamou a atenção da comunidade científica é super curiosa. Em estudos no Círculo Polar Ártico, pesquisadores perceberam que os esquimós que moram no polo Norte pertencem a um grupo populacional que não apresentam doenças cardiovasculares.
Os esquimós morrem de fome, de frio e até de raiva, mas não morrem de doenças do coração nem têm históricos de derrame. Como eles costumam comer muito óleo de peixe, que é rico nesse ácido graxo essencial, a conexão logo foi levantada: o ômega 3 está relacionado à saúde cardiovascular.
Quer aprender mais sobre o assunto e tirar todas suas dúvidas de ômega 3?
O que é ômega 3?
O ômega 3 é um tipo de gordura definida pela sua estrutura química como um ácido graxo poli-insaturado essencial. De forma simplificada, pode ser entendido como uma gordura necessária ao nosso organismo que só conseguimos consumir através da alimentação ou suplementação. Apenas bactérias, animais microscópicos chamados de zooplânctons e seres pertencentes ao reino vegetal conseguem produzir o ômega 3.
Os peixes que vivem em águas profundas e geladas consomem esses animais em maiores quantidades, pois precisam de bastante energia para manutenção da sua temperatura corporal, dessa forma, estocam grandes quantidades de gordura em seu organismo, se tornando as principais fontes de ômega 3 para os humanos.
Além de peixes gordurosos de águas profundas e crustáceos, o ômega 3 pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal como as algas marinhas, sementes como chia e linhaça, e nos óleos como soja, canola e girassol.
Benefícios do Ômega 3
As doenças relacionadas ao coração são as que possuem maior número de evidências comprovadas dos benefícios do ômega 3, e é por isso que a American Heart Association (AHA) recomenda o consumo de ômega 3 para prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
Com base em um estudo publicado da AHA de 2017¹, pensando apenas na prevenção de doenças relacionadas ao coração como: parada cardíaca, infarto agudo do miocárdio, doenças vasculares (aterosclerose, trombose e acidente vascular encefálico), o consumo do ômega 3 pode reduzir em até 10 % o risco de morte súbita em indivíduos com alto risco para essas doenças.
Uma redução de 10% pode até parecer pouco, mas considerando que atualmente doenças do coração são a maior causa de morte no mundo, esse número se torna muito significante.
Benefícios do ômegas 3 no diabete mellitus tipo 2
Se por um lado foi visto que suplementação com ômega 3 não diminuiu o risco de doenças cardiovasculares em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2, por outro, o uso dessa suplementação para esse público por 3 meses serve para reduzir substâncias inflamatórias causadas pelo excesso de glicose no sangue, que são prejudiciais a saúde, como apresentado nesse estudo7.
Dessa forma, o ômega 3 funciona como um anti-inflamatório natural e pode ajudar no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 2.
Benefícios do ômega 3 na gravidez
Fase da vida onde tudo começa, a mulher precisa se preocupar não só com a sua saúde, mas também com a do seu bebê. Estudos8 apresentam uma informação que pode ajudar o desenvolvimento da criança: o uso da combinação de EPA + DHA em forma de suplemento pode melhorar o desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê e prevenir doenças mentais e obesidade infantil.
Em mulheres que enfrentam um aumento da glicemia, famosa “diabetes gestacional”9, a suplementação traz ainda mais benefícios, mas o uso de suplementos nessa fase deve ser feito apenas com com acompanhamento de médico ou nutricionista.
Quer saber mais dicas e outros alimentos que auxiliam na sua alimentação de forma mais saudável? Fique ligado nas nossas redes sociais e/ou entre em contato conosco!