Na medicina ortomolecular o objetivo primordial é sempre investigar os desiquilíbrios bioquímicos e fisiológicos que contribuem para os transtornos do humor, ansiedade, depressão e entre outros fatores.
Fatores Nutricionais
Todos sabem que a depressão e ansiedade têm aumentado muito nos últimos anos, principalmente pela pandemia (covid-19) e fatores sociais intimamente ligados a como estamos lidando em uma sociedade cada vez mais tecnológica e mais distante socialmente das pessoas do nosso cotidiano.
O aumento dramático na depressão pode ser resultado de uma alimentação rica em produtos excessivamente refinados e de alimentos processados. O teste de ácidos orgânico detecta deficiências nutricionais subjacentes, metabolismo de aminoácidos de neurotransmissores e níveis microbianos que podem causar depressão.
Primeiros passos
O primeiro passo para combater a depressão é eliminar hábitos de consumir café e bebidas alcoólicas, além de cortar doces e alimentos com muito açúcar. Outro passo importante é acrescentar no cardápio alimentos que contenham triptofano, substância que proporciona a sensação de bem estar, magnésio, ferro, folato e vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.
Alimentação balanceada
A dieta ortomolecular é uma grande aliada e pode ajudar na cura da depressão por meio de uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, proteínas e sais minerais – afirma, ressaltando que um psiquiatra deve ser procurado, antes de qualquer outro especialista, quando existem sinais de transtornos depressivos.
Acrescente no cardápio alimentos que contenham vitaminas, minerais e, principalmente, uma substância chamada triptofano, que proporciona a sensação de bem estar.
Stress
O estresse causado por excesso de neurotransmissores cerebrais excitatórios, quanto no estresse oxidativo, que é pelo excesso de radicais livres, a Medicina Ortomolecular muitas vezes se mostra mais eficaz do que a tradicional, pois realiza um tratamento individualizado, de acompanhamento constante, fundamental para definir o procedimento a ser usado com cada paciente. Além disso, ela entra como precursora da detecção das oxidações no sangue, que podem não ser descobertas em exames laboratoriais tradicionais.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende sua consulta via telemedicina. É fácil, seguro e prático! Saiba mais.