O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada de algumas células que geram tumores cancerígenos, onde na fase inicial não apresenta sintomas. A doença é a segunda principal causa de morte entre os homens, no qual muitos fatores de risco como genética, idade e raça não podem ser controlados, porém outros riscos podem ser evitados a fim de reduzir a chance de desenvolver câncer de próstata. Veja abaixo 7 dicas de prevenção:
Exames periódicos
A realização de exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença, visto que há 90% de chances de cura quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente. É recomendado que homens a partir dos 50 anos realizem o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso apresente fatores de riscos.
Manter uma alimentação saudável
Estudos mostram que uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata. Assim como, a diminuição de alimentos ricos em gorduras e o consumo de carne vermelha. Os laticínios também foram apontados como responsáveis pelo aumento do risco de desenvolvimento deste câncer.
Consumo de tomate (e derivados)
O tomate é rico em vários nutrientes como vitamina A e C, assim como sais minerais, potássio e magnésio. Porém, é por conter boas quantidades de licopeno que ele se torna um bom aliado na prevenção ao câncer de próstata, visto que trata-se de uma substância antioxidante.
Consumo de vegetais crucíferos
Pesquisas apontam que homens que consomem regularmente vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve-flor, nabo, rúcula, etc.) tem até 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata.
Consumo de óleo de semente de abóbora
O alimento é rico em beta-sitosterol, um antioxidante muito utilizado no tratamento e na prevenção das doenças da próstata, inclusive o câncer. Estudos apontam que o beta-sitosterol pode inibir a proliferação de tumores e induzir a autodestruição das células cancerígenas. O óleo de semente de abóbora pode ser encontrado na forma de cápsulas.
Atenção com os níveis de vitamina D
Estudos mostram que homens com altos níveis de vitamina D podem reduzir em até 45% o risco de desenvolver câncer de próstata. É possível obter essa vitamina através da luz solar, mas ela pode ser encontrada em diversos alimentos como salmão, sardinha, ovo, fígado, etc. Também é possível realizar a suplementação através de cápsulas.
Realização de atividades físicas
A atividade física é uma das melhores maneiras de se obter uma vida mais saudável, pois auxilia no controle de peso, no alívio do estresse, também melhora o condicionamento físico e entre outros. Por proporcionar tantos benefícios, ela se torna uma grande aliada no combate ao câncer, inclusive o de próstata.
Ao aliar a realização de exames periódicos e a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação correta e a prática de exercícios físicos, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de próstata.