Doença degenerativa
Você sabia que a artrite e artrose e outras doenças degenerativas atingem mais de 40% da população mundial adulta e acima dos 60 anos? Pois é, são mais de 15 milhões que sofrem com o problema, além disso, boa parte dessa média se encontra alheio aos perigos das dores e inflamações, que inclusive são vitimas de remédios comuns, mas que projetam riscos nada desprezíveis.
Tais medicamentos, geralmente, trazem mais riscos do que o alívio das suas dores nas juntas, especialmente quando usados por muito tempo, e os riscos podem estar em simples anti-inflamatórios e até nos temidos corticoides.
O que é a artrose?
Mais conhecida como Artrose, osteoartrite e osteoartrose são nomes diferentes para a artrite mais comum que existe e ela ocorre quando a cartilagem começa a se desgastar. A cartilagem é um tecido que serve como “almofada” ou “amortecedor” entre dois ossos.
Um dos primeiros sinais de alerta que essa almofada está muito degastada, é quando a dor aparece após uma atividade extenuante e pode haver ainda a sensação de atrito entre o ossos.
Na maioria dos casos, a artrose ataca as articulações das mãos, do joelho, do quadril e da coluna (os famosos bicos de papagaio). Importante lembrar que a artrose pode acometer uma ou várias articulações ao mesmo tempo.
Causas da artrite e artrose
Atualmente sabemos que as causas são muito mais complexas e que podem ocorrer por alguns motivos, tais como:
Obesidade;
Diabetes;
Hipotireoidismo;
Sedentarismo;
Traumas articulares.
Como tratar naturalmente?
Ômega 3
Por ser rico em propriedades anti-inflamatórias, o ômega 3 precisa fazer parte das suplementações para quem tem dores e quer tratar naturalmente dores nas juntas.
Além disso, a gordura é capaz de abrandar a rigidez das suas articulações e, de acordo com os estudos, reduz a necessidade de tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
Colágeno
A cartilagem existente nas articulações é composta principalmente por colágeno e ele é necessário para ajudar a substituir e reconstruir o que está danificado. É possível ingerir algum colágeno em nossas dietas por meio das carnes, ovos e frutos do mar. Mas para tratar naturalmente dores nas juntas, é insuficiente.
Vitamina D e C
Os estudos têm ligado baixos níveis de vitamina D com maior risco de osteoartrite (artrose) e artrite reumatoide. Há pesquisas que mostram, por exemplo, que a osteoartrite piora três vezes mais rápido em pessoas com insuficiência de vitamina D.
A vitamina C é um potente antioxidante, anti-inflamatório e estimulante imune vital para a proteção das articulações. Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Monash, na Austrália, relatou que uma alimentação rica em frutas com vitamina C pode combater a artrose.
Os estudos foram feitos durante dez anos com 293 homens saudáveis e com idades acima de 50 anos e mostraram que aqueles que ingeriram frutas com grandes quantidades desta vitamina apresentaram menor risco de desenvolver a artrose no joelho.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende sua consulta via telemedicina. É fácil, seguro e prático! Saiba mais.