A Medicina Ortomolecular foi desenvolvida pelo Químico norte-americano, ganhador do Prêmio Nobel, Linus Pauling. Esta técnica tem o objetivo de atuar na Terapia de Radicais Livres e envelhecimento muitas vezes causados por poluição, álcool, frituras, cigarro, estresse, sedentarismo e ordem genética, melhorando e restaurando o equilíbrio do organismo através de alimentos saudáveis e suplementação.
A análise é realizada através de exames, como testes de genética, quantidades de metais, estudo da flora intestinal, entre outros, que identificarão quais vitaminas e aminoácidos estão em desequilíbrio. E baseado nos resultados, o Médico Ortomolecular receitará fórmulas manipuladas e uma dieta para que se alcance o equilíbrio bioquímico do organismo. Além das fórmulas manipuladas, haverá a troca de alimentos industrializados pelos naturais. Cada dieta é individual, e de acordo com os resultados de cada pessoa. Por isso é necessária uma suplementação específica, pois as necessidades nutricionais são diferentes para cada indivíduo.
Como a Medicina Ortomolecular pode auxiliar no emagrecimento e qualidade de vida?
Você provavelmente já presenciou alguém dizer que já tentou diversas dietas e não conseguiu emagrecer, não é mesmo? Queremos dizer que existem vários fatores que podem levar uma pessoa a entrar em desequilíbrio com seu organismo e não conseguir emagrecer. A presença de radicais livres no organismo, por exemplo, pode prejudicar a perda de peso, pois as células ficam inflamadas, não conseguindo trabalhar normalmente, causando retenção de líquido por todo o corpo.
Neste momento Medicina Ortomolecular entra em ação, através de uma dieta antioxidante (que tem a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres), onde ocorre a desintoxicação e inclusão de alimentos saudáveis e menos calóricos, contribuindo para o emagrecimento, aliados a prática de exercícios físicos e uma vida saudável. Além disso, não podemos esquecer que outros fatores impedem um emagrecimento saudável, como alimentação ruim, falta de exercícios, questões genéticas, medicamentos, alterações no intestino, alterações hormonais, entre outros.
E os suplementos nutricionais antioxidantes, quando entram na dieta?
Os suplementos nutricionais antioxidantes também são indicados pelo médico ortomolecular ou nutricionista, que verificarão através de exames a taxa de vitaminas e aminoácidos presentes no organismo. A suplementação entra na dieta, por que nem sempre os alimentos dão conta de suprir sozinha a ausência de certos nutrientes. As doses variam de acordo com a idade, taxas de vitaminas e problemas de doenças presentes em cada pessoa, e são realizadas de forma personalizada.
Em suma, a Medicina Ortomolecular é indicada para qualquer pessoa de qualquer idade. Seu segredo está em desintoxicar o organismo, e seu maior objetivo é melhorar a qualidade de vida e saúde, analisando cada paciente de forma única e individual. Ela contribui não só para o emagrecimento, mas no auxílio à prevenção de doenças e envelhecimento, na queda de radicais livres, dos metais pesados e demais toxinas que impedem o organismo de se manter em equilíbrio.