Que os cabelos são grandes aliados na autoestima da maioria das pessoas, não podemos negar. Além disso, cuidar deles faz parte de uma rotina saudável, tanto que sua queda é uma das principais queixas levadas ao consultório médico.
Os motivos podem ser os mais diversos, indo desde o fator hereditário até a depressão. Para ter um diagnóstico mais assertivo, é necessário buscar auxílio médico, realizando um tratamento adequado de acordo com a causa detectada.
Mas afinal, quais são os motivos que levam a queda de cabelo?
É natural que caiam cerca de 50 a 100 fios por dia. Porém, quando a queda de cabelo é acentuada, devemos prestar atenção na nossa rotina e procurar entender os motivos que estão levando a isso. Por isso, separamos alguns:
1. Anemia: A deficiência de ferro é um problema decorrente da falta dessa vitamina na alimentação ou grande volume de perda de sangue durante o ciclo menstrual. O exame de sangue irá detectar essa deficiência.
2. Problemas na tireoide: A diminuição ou aumento da produção de hormônios podem causar o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. E isso pode causar a queda de cabelo, respectivamente. Também podendo ser diagnosticado através de exames.
3. Estresse crônico: Cerca de 10% das mulheres sofrem com esse mal, causado por traumas, pós-parto ou algumas doenças. O estresse aumenta a oleosidade do cabelo, causando caspas e consequentemente sua queda.
4. Má alimentação: Uma boa dieta é aquela que não causa nenhuma deficiência de proteínas e nutrientes no organismo. A restrição de algum deles pode levar a fraqueza dos fios, causando sua queda.
5. Medicamentos: Assim como uma má alimentação, o uso de alguns remédios pode atrapalhar o ciclo de vida dos fios. Entre eles estão os antidepressivos, antibióticos e anabolizantes.
6. Uso de químicas: Alisamentos, colorações e descolorações podem deixar os fios mais fracos, levando a quebra e posteriormente sua queda.
7. Alopecia Areata: Nome complicado né? Essa doença ainda tem causa desconhecida e é autoimune. Sua característica se deve a formação de áreas arredondadas no couro cabeludo, deixando-o sem fios. Mesmo não tendo cura definitiva, possui tratamento com cremes e injeções de corticoides.
8. Hereditariedade: Talvez o mais complicado problema a se corrigir. A genética é inevitável, e sua queda não só acomete a homens como mulheres. Alguns medicamentos e tratamentos podem amenizar esse problema.
Não caberia aqui descrever todos os possíveis motivos que levam a queda de cabelo, pois são diversos e variam de caso a caso. O mais indicado é procurar orientação médica, para assim detectar o problema, dando início a seu tratamento. E claro, ter uma vida com equilíbrio entre alimentação e cuidados com a saúde física e mental.