5 curiosidades sobre ortomolecular

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
O que você precisa saber sobre Medicina Ortomolecular

O aumento por pessoas buscando por um estilo de vida mais natural, já é algo notório, com a diminuição do consumo de produtos e medicamentos industrializados, a melhora dos hábitos diários e maior procura por conceitos e tratamentos da medicina alternativa e da medicina ortomolecular.

A medicina ortomolecular vem crescendo e já ganhou seu espaço, a medicina ortomolecular investiga anormalidades orgânicas ou psíquicas dos seus pacientes, e acredita que muitas de suas causas estão relacionadas ao desequilíbrio de vitaminas, nutrientes, hormônios e radicais livres no corpo.

O que a medicina ortomolecular pode fazer por si - Peso e Nutrição - SAPO  Lifestyle
  1. Benefícios

O restabelecimento do equilíbrio corporal com esses elementos traz benefícios como:

  • maior rendimento metabólico;
  • otimização das medicações específicas utilizadas para qualquer doença do paciente;
  • redução do tempo de recuperação da doença;
  • melhor desempenho celular (produção de energia, fabricação de substâncias estruturais, combate aos radicais livres, desempenho imunológico, reparação celular).
  • Medicina Ortomolecular no Brasil

Atualmente e apesar de ainda faltar uma regulamentação específica mais completa para a atuação da medicina ortomolecular, cresceu o número de médicos que atendem sob essa visão em seus consultórios, acompanhando a procura dos pacientes.

Algumas das principais propostas para a área são:

  • identificação precoce do estresse oxidativo das células;
  • avaliação do paciente mais completa possível;
  • desenvolvimento de conhecimento para identificar a relação dos exames com o estresse oxidativo;
  • consideração da influência do ambiente na saúde da pessoa (profissão, local de moradia, hábitos de vida).
Dicas da Terapia Ortomolecular - Dra. Paula Rosado - Endocrinologista,  especializada em transtorno alimentar - Centro e Barra da Tijuca - RJ

O aprimoramento em medicina ortomolecular se mostra benéfico para pacientes (que ficam mais satisfeitos) e profissionais (que têm uma área crescente de atuação), devido a algumas características principais:

  • os conceitos podem ser utilizados em todas as fases da vida (crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos);
  • o indivíduo é avaliado de forma global e sua saúde é tratada como um todo;
  • atendimento e tratamento individualizado.
  • Como funciona o tratamento ortomolecular?

O tratamento ortomolecular basicamente funciona como uma dieta especial e uma suplementação de vitaminas feita de forma personalizada, especialmente para cada paciente.

Porém, antes de dar início ao tratamento, é preciso verificar o que realmente está faltando no corpo do paciente. Para isso, são realizados alguns exames para comprovar, esse exame é chamado de mineralograma capilar.

Com o resultado do exame em mãos, o médico pode montar um plano específico, por meio do qual o paciente deve ingerir cápsulas nas quais estão concentradas as principais substâncias em falta no seu diagnóstico — como as vitaminas, os sais minerais, os antioxidantes, entre outras.

Conheça a medicina ortomolecular para emagrecer
  • Medicina ortomolecular para emagrecer

O emagrecimento é uma consequência da medicina ortomolecular, pois o paciente adquire novos hábitos alimentares. São inseridos na dieta para reposição de vitaminas:

  • carboidratos integrais;
  • frutas;
  • verduras;
  • legumes.

Além disso, para complementar a dieta, a medicina ortomolecular lança mão de suplementos de vitaminas, de aminoácidos e sais minerais que podem ajudar muito no tratamento. Para que a medicina ortomolecular funcione de fato, é preciso manter uma dieta rica em triptofanos, magnésio, ferro, folato, vitaminas do complexo B e a vitamina C.

  • Medicina ortomolecular para depressão

Provavelmente já ouviu falar sobre depressão ou conhece alguém que passa por isso. É uma doença psicossomática que pode ser causada por vários fatores diferentes. Em muitos casos, ela também é um efeito colateral de outras medicações.

A medicina ortomolecular pode ser um dos melhores tratamentos para depressão, substituindo com sucesso alguns remédios antidepressivos. Com a mudança na dieta do paciente, a reposição de vitaminas e a complementação com o uso de triptofanos, magnésio, ferro e o complexo B, podem trazer o sentimento de bem-estar do paciente devolvendo-lhe a qualidade de vida.

Quer saber mais dicas e outros alimentos que auxiliam na sua alimentação de forma mais saudável? Fique ligado nas nossas redes sociais e/ou entre em contato conosco!

Mais posts

Abir chat