5 alimentos naturais para controlar o diabetes

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Segundo pesquisas recentes, os números de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2020, de acordo com o Ministério da Saúde. Pessoas com a doença precisam tomar cuidados, especialmente com a alimentação, para evitar picos de açúcar no sangue (hiperglicemia), o que pode causar complicações importantes à saúde. Mas o uso de medicamentos adequados e exercícios, associados a um plano alimentar equilibrado, ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente.

10 alimentos que ajudam controlar a Diabetes - Be Your Future

Canela

A canela auxilia no controle glicêmico, responsável por regular os níveis de glicose no sangue, impedindo a rápida liberação de grandes quantidades açúcar (hiperglicemia). Pode ser acrescentado nas refeições, mas sem exageros. Lembre-se apenas que não substitui medicação alguma e que tal resposta acontece de diferentes maneiras para cada indivíduo.

Tudo sobre os carboidratos e a relação com o diabetes tipo 2

Maçã

Algumas fibras solúveis da fruta, como a pectina, possuem uma resposta bastante interessante ao modificar a carga glicêmica da refeição, promovendo uma absorção mais gradativa da glicose. Além disso, a pectina ajuda a prolongar a sensação de saciedade e regula o intestino.

Brócolis

Um estudo mostrou que o brócolis possui um composto (glucorofanina) que o corpo transforma em sulforafano, e esse antioxidante reduz a produção de glicose pelo fígado. A atuação seria semelhante a de um dos medicamentos mais usados no tratamento de diabetes, a o cloridato de metformina.

Brócolis pode ajudar a regular glicose no sangue de diabéticos

Aveia

Possui betaglucana, que forma uma espécie de gel grosso no organismo e retarda o esvaziamento do estômago, assim como a absorção de glicose pelo sangue. Isso auxilia no controle glicêmico, impedindo a rápida elevação da taxa de açúcar no sangue. A aveia também pode colaborar com a melhoria da sensibilidade à insulina.

Oleaginosas

Nozes, castanha-do-Brasil, castanhas de caju, macadâmia, amêndoas, entre outros, possuem magnésio, além de gorduras boas e ácidos graxos mono e poli-insaturados, que são interessantes para quem tem diabetes por ajudarem a controlar os níveis de açúcar no sangue. Não existe um consenso em relação à quantidade, mas a sugestão é de 30 gramas/dia, o equivalente a um punhado.

Remédios naturais auxiliam tratamento para diabetes

Quer saber mais dicas e outros alimentos que auxiliam na sua alimentação de forma mais saudável? Fique ligado nas nossas redes sociais e/ou entre em contato conosco!

Mais posts

Abir chat